top of page

Sobre gordofobia

  • Foto do escritor: Nutricionista Marcela Tedesco
    Nutricionista Marcela Tedesco
  • 11 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 21 de set. de 2022

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas tem sobrepeso ou obesidade no Brasil. A projeção da OMS é de que cerca de 2,3 bilhões de pessoas estejam acima do peso, sendo que dessas 700 milhões serão obesas até 2025.

A obesidade é uma doença crônica e não depende apenas de falta de disciplina e responsabilidade, mas também de efeitos biológicos, metabólicos e genéticos.


Quando uma pessoa é obesa ela já tem o diagnóstico de uma doença, independentemente de ter qualquer outra enfermidade associada (colesterol alto, diabetes, hipertensão...), portanto é sempre importante buscar melhorar a saúde dessas pessoas através da perda de peso saudável, acompanhada de um nutricionista.


Essa população merece respeito e acolhimento. A discriminação pelo peso de um indivíduo não pode ser tolerada em uma sociedade moderna, portanto o combate a gordofobia não está ligado ao combate a obesidade e sim a ridicularização de pessoas que estão nessas condições, por vezes fazendo com que essas pessoas se fechem ainda mais e não consigam procurar a ajuda necessária.

Se alguma vez você já fez comentários gordofóbicos é importante saber que essa atitude deve ser repreendida e seu pensamento deve evoluir.


 
 
 

Commentaires


©2022 por Nutricionista Marcela Tedesco. 

bottom of page