Intestino: Nosso segundo cérebro
- Nutricionista Marcela Tedesco
- 21 de set. de 2022
- 1 min de leitura

Nosso sistema entérico é composto por 100 milhões de neurônios, ou seja, a rede de células nervosas que reveste nosso trato digestivo é extremamente extensa.
Além da grande quantidade de neurônios, nosso intestino produz 30 neurotransmissores diferentes, dentre eles a serotonina, que é conhecido como "produto químico da felicidade", pois possui papel importante na regulação do humor e do bem-estar.
Outra informação importante é saber que o nervo vago, que corre entre a base do cérebro e o intestino, leva mensagens bidirecionais de um órgão a outro.
Dessa forma é mais simples associar problemas intestinais como a constipação ao mau humor, estresse e falta de energia.
Um intestino "preguiçoso" não digere bem os alimentos, não produz serotonina adequadamente - já que cerca de 90% dela é produzida nesse órgão - e também nos deixa mais inchados e estufados.
O consumo adequado de água - cerca de 35ml/kg/dia -, a prática de exercícios físicos, o uso de lactobacilos (prescritos por um médico ou nutricionista) e o consumo diário de fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino e desse modo manter a saúde em dia.
E você, tem cuidado do seu intestino?
Comments