top of page

Café: cuidado com o excesso

  • Foto do escritor: Nutricionista Marcela Tedesco
    Nutricionista Marcela Tedesco
  • 25 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

O café é a bebida preferida pra começar o dia e possui vários benefícios quando consumido de forma adequada, mas quando o excesso começa a se tornar um problema?


Bom, um estudo realizado em 2019 pela Universidade do Sul da Austrália analisou 347 mil pessoas entre 37 e 73 anos.

O objetivo do estudo era explorar o gene metabolizador da cafeína (CYP1A2) e descobrir quando o excesso de cafeína faria mal.


O que se descobriu é que pessoas que bebiam mais de seis xícaras de café diariamente possuíam um risco 22% maior de desenvolver doenças cardiovasculares do que pessoas que bebiam apenas duas xícaras.

Em contrapartida o estudo também sugere que quem não bebe café tem um risco 11% maior em desenvolver doenças cardiovasculares em comparação a quem bebe entre 1 e 2 xícaras por dia. Isso segue a mesma linha do estudo de 2017 realizado pelo Europe Jornal of Nutrition que sugere que o consumo baixo a moderado de café estava relacionado a menores chances de incidentes cardíacos, enquanto quem bebia mais possuía mais risco.

Além disso, o uso excessivo de cafeína pode aumentar quadros de ansiedade, principalmente em pessoas já diagnosticadas com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).


Tudo se resume a uma única palavra: moderação.

O café sendo a bebida mais popular no Brasil não pode faltar no dia a dia, mas é importante saber que existe um limite para seu consumo.

 
 
 

Comments


©2022 por Nutricionista Marcela Tedesco. 

bottom of page